Catarata – saiba o que é

Catarata consiste na opacidade total ou parcial do cristalino, lente natural do globo ocular, que é responsável pela focalização da visão para perto e para longe. É a diminuição progressiva da visão, podendo ser congênita ou adquirida (que é a forma mais frequente da doença). A principal causa da catarata, são os raios ultra violeta emitidos pelo sol.

Ouro_Verde_ad550

Não podemos ver nem sentir os raios UV, mas eles estão presentes o ano todo. Assim como sua pele, seus olhos também precisam de proteção. Os danos causados pela exposição aos raios UV são cumulativos, aumentando cada vez que os seus olhos são expostos ao sol. Pesquisas comprovam que os raios UVA e UVB podem prejudicar a visão a curto prazo e causar graves transtornos e doenças oculares relacionadas à idade, inclusive cataratas. Os raios UV também podem contribuir para o desenvolvimento de degeneração macular, que é a principal causa da cegueira entre pessoas acima de 60 anos.

A catarata atinge quase metade (46,2%) da população mundial com mais de 65 anos. Estima-se que no mundo cerca de 160 milhões de pessoas tenham esta doença, considerada a maior causa de cegueira evitável. No Brasil são 2 milhões e surgem cerca de 120 mil novos casos ao ano.

 12_1_

Sintomas da catarata

Os sintomas mais frequentes da catarata são: diminuição da acuidade visual, sensação de visão “nublada ou enevoada”, sensibilidade maior à luz, alteração da visão de cores e mudança frequente da refração.

img2_catarata

 

 

Fonte: Ótica e Relojoaria Ouro Verde

Endereço: Av. Minas Gerais, 11 – Centro – Jaguapitã

Tel: 3272-1296 e Cel 99191170

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *