Umuarama: Rede internacional de tráfico de drogas é desarticulada

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira (12) a Operação Urutau para desarticular uma rede internacional de tráfico de drogas com base em Umuarama. Estão sendo cumpridos nove mandados de prisão, 13 mandados de busca e apreensão domiciliar e 42 mandados de busca e apreensão de veículosexpedidos pela 1ª Vara Federal de Umuarama em oito municípios de cinco estados do Brasil. A ação comandada pela Delegacia em Londrina conta com apoio de 60 policiais federais. 

Durante quatro meses de investigação, a PF levantou que a organização criminosa fazia a distribuição de drogas entre a fronteira com o Paraguai e a Bolívia e a região Sudeste do País. As suspeitas iniciaram em março deste ano, quando foi identificado um grupo de pessoas residentes em Umuarama que estaria utilizando vários ônibus e caminhões para transportar em “fundos falsos” grandes remessas de maconha enviadas do Mato Grosso do Sul e grandes remessas de cocaína enviadas de Rondônia para São Paulo e Rio de Janeiro. 

Com o avançar das investigações, foi identificada uma ampla rede internacional de tráfico de drogas, operando a partir de Umuarama, dedicada a adquirir grandes quantidades de maconha, cocaína, munições e armas de fogo e distribuir em território brasileiro pela fronteira do Paraguai com o estado do Mato Grosso do Sul e da Bolívia com o estado de Rondônia, enviando as drogas e outros ilícitos para os grandes centros consumidores, em especial na região Sudeste. 

A exemplo de operação anterior deflagrada pela PF no mês de dezembro de 2013, a cidade paranaense servia como local de residência de membros da quadrilha e ponto de fornecimento de apoio logístico, para a atuação da organização que recrutava os motoristas e batedores em Umuarama para buscarem as drogas na fronteira. Durante a apuração, outros três residentes de Umuarama foram presos em flagrante transportando drogas. 

Nos quatro meses de investigações foram efetuadas sete prisões em flagrante e apreendida uma grande quantidade de drogas, armas, munições e veículos. 

Com a Operação Urutau deflagrada hoje, a Polícia Federal espera ter desarticulado definitivamente a organização criminosa. 

Cidades onde a PF cumpre mandados de prisão: Umuarama (2 prisões); Amambai/MS (1 prisão); Ponta Porã/MS (1 prisão); São Paulo (1 prisão); Santo André/SP (1 prisão); Ji-Paraná/RO (1 prisão); Seringueiras/RO (2 prisões); Rondonópolis/MT (busca e apreensão). 

Produtos apreendidos durante as investigações: 3,2 toneladas de maconha; 401 kg de cocaína; 8 kg de haxixe; 321 munições; 1 arma de fogo; 2 caminhões; 2 ônibus, 1 carro.

Fonte: O Bonde

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *